domingo, 4 de janeiro de 2009

Kuhle Wampe - completo


Kuhle Wampe oder: Wem gehört die Welt? (1932), filme de Slatan Dudow e Bertolt Brecht, na íntegra. Recomenda-se baixar o arquivo MPEG1, de 717 MB.
(Fonte: Internet Archive)
Legendas em inglês: www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3293857/kuhle-wampe-oder-wem-gehort-die-welt-en
O filme tem música de Hanns Eisler.

Dirigido por um búlgaro que estudou a montagem de Eisentein, baseado em roteiro original co-escrito por Bertolt Brecht e com música de Hanns Eisler, Kuhle Wampe foi o primeiro - e o último - filme alemão do período a expressar um ponto de vista abertamente comunista. Milhares de esquerdistas anti-Hitler se ofereceram como extras para as cenas de multidão. O filme conta a história de uma família berlinense de desempregados que, em vez de voltar-se para o fascismo, encontra conforto ao unir-se a outros cidadãos sem trabalho na periferia da cidade e encontra esperança participando de um festival de esportes patrocinado por sindicalistas radiciais. O filme foi banido instantaneamente pelo governo por insultar o Reich e a religião e pelas cenas de nudez. É uma pena que Kuhle Wampe tenha se tornado apenas uma nota de rodapé na história do cinema, pois em nenhum outro filme a teoria estética e política de Brecht foi tão bem dramatizada e iluminada. (Harvard Film Archive)

  • Roteiro de Kuhle Wampe, por Bertolt Brecht e Ernst Ottwald (em inglês).

Dois textos de Brecht em que fala sobre Kuhle Wampe:
(Fonte: E.J.Campfield)

Artigos sobre o filme:
Gal Kirn - Kuhle Wampe: Politics of Montage, De-montage of Politics? (Film-Philosophy, Volume 11, No. 1, 2007); em pdf.
(Fonte: Film-Philosophy)
A. F. Ramos - Bertolt Brecht e o cinema alemão dos anos 1920 (Fênix: revista de História e Estudos Culturais, vol.3, n.3, 2006); em pdf.
(Fonte: Fênix)

Nenhum comentário:

Postar um comentário