sexta-feira, 18 de março de 2011

Sobre O Capital, de Marx

Livro (em inglês) de David Harvey - A Companion to Marx's Capital [pdf]. Link alternativo aqui.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Alexander Kluge, curta-metragens





Link para exibição em streaming de alguns curta-metragens do integrante do Novo Cinema Alemão, Alexander Kluge. Entre eles, "Brutalidade em pedra: a eternidade de ontem" (1961),"Notícias dos Staufers" (1979) e "Sobre a busca de uma atitude prático-realista" (1983).
obs.: Na mesma página, estão disponíveis curtas do começo da carreira de Fassbinder.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Der Silbersee - a última ópera de Kurt Weill, antes do exílio.


Jhering - A seu olhos, o drama épico vem de uma tradição frequentemente ignorada. No entanto, você sugere que toda a literatura, há pelo menos cinquenta anos, aponta para ele. Qual é, expressamente, na sua opiñião, o último representante dessa tendência?

Brecht - Georg Kaiser.

Jhering - Espere, acho que não estou acompanhando o seu raciocínio. Afinal, Georg Kaiser me parece justamente encarnarnar a derradeira peripécia do drama individualista, portanto de um drama que, mais precisamente, se opõe ao drama épico. Kaiser é um autor de visão curta. Ele esgotou seus assuntos ao mergulhá-los em seu estilo, e pelo estilo ele trespassou a realidade, sem tocá-la. O que podemos apreender desse estilo? O estilo de Kaiser é uma escrita muito pessoal, um estilo privado...

Brecht - Exatamente! Kaiser é também um individualista. Mas, ainda assim, há algo em sua técnica que não se coaduna ao individualismo e que, portanto, nos convém. O drama não é o único domínio em que, embora com prejuízo de qualquer outra forma de progresso, podemos constatar um progresso da técnica. De um ponto de vista técnico, a usina à Ford é uma organização bolchevique; ela não vai bem com o indivíduo burguês, ela cai melhor numa sociedade bolchevique. Nesse sentido, Kaiser renuncia, já, na sua técnica, a esse grande subterfúgio shakespeareano que é o efeito de sugestão - essa sugestão que se manifesta à maneira de uma epilepsia: o epilético arrasta para a epilepsia todos os que são propensos a essa afecção de espírito. Mas Kaiser, ao contrário, em suas peças, já convoca à razão.

(Bertolt Brecht. La marche vers le theatre contemporain, In: Écrits sur le Theatre, Vol 1, p. 150-151. Tradução, por Geni)

Abaixo, link para a Märchenoper (ópera conto de fadas) Der Silbersee, de 1933, composta por Kurt Weill sobre libreto de Georg Kaiser. Sua estreia foi perturbada e interrompida por partidários do nazismo, evento que foi decisivo para a emigração de Weill, ainda no mesmo ano.